Livro Infantil “Quando mamãe virou um monstro” – Joanna Harrison

Ao receber a notícia de que os sobrinhos vêm lanchar, mamãe fica desesperada. A casa está uma bagunça, não há nada para servir para as visitas e a pobre mãe não sabe por onde começar… Enquanto isso, os filhos só pensam em brincar. Em vez de arrumar suas coisas, sempre encontram outras para desarrumar, um motivo para brigar e outro para chorar. De repente, uma coisa estranha acontece com Mamãe… Continue lendo…

Livro “O discreto charme do intestino: Tudo sobre um órgão maravilhoso” – Giulia Enders

Há muito tempo que o intestino é o órgão mais ignorado e menos apreciado do corpo humano, mas hoje sabemos que ele não é responsável somente pelo trabalho sujo: nosso intestino está no âmago de quem nós somos. “O discreto charme do intestino” confere ao intestino os momentos de fama que ele sempre mereceu. Neste livro encantador e arguto, Giulia Enders explica a magia do intestino e responde a perguntas como: qual a razão do refluxo gástrico? Qual é, enfim, a verdade sobre a intolerância ao glúten e à lactose? Qual é a relação entre o intestino, a obesidade e o humor? O estudo da… Continue lendo…

Livro “O cérebro aprendiz: Neuroplasticidade e educação” – Roberto Lent

Esta obra visa tornar acessível o conceito de neuroplasticidade – essa incrível capacidade do sistema nervoso de modificar-se em resposta ao ambiente externo e interno. Isso ocorre em diversos níveis de abordagem: desde as alterações moleculares nos neurônios e suas vias de comunicação, passando por alterações anatômicas e funcionais de escala intermediária, até alcançar o… Continue lendo…

Livro “A estranha ordem das coisas: As origens biológicas dos sentimentos e da cultura” – António Damásio

Escrito por um dos neurocientistas mais proeminentes da atualidade, este livro traz uma reflexão divisora de águas, que abrange as ciências biológicas e sociais, oferecendo uma nova maneira de entender as origens da vida, os sentimentos e a cultura. António Damásio apresenta aqui uma pesquisa inovadora sobre a homeostase, uma coleção de fenômenos que regula a fisiologia humana por meio de… Continue lendo…

Livro “O erro de Descartes” – António Damásio

Para pensar bem e tomar decisões corretas é preciso manter a cabeça fria e afastar todos os sentimentos e emoções, certo? Errado. Neste livro surpreendente e polêmico, o neurologista António Damásio mostra como, na verdade, a ausência de emoção e sentimento pode destruir a racionalidade. Utilizando-se de inovadoras descobertas da neurobiologia, Damásio desafia os… Continue lendo…

Livro “O homem que confundiu sua mulher com um chapéu” – Oliver Sacks

O cientista e neurologista Oliver Sacks é também um excelente narrador, dono do raro poder de compartilhar com o leitor leigo certos mundos que de outro modo permaneceriam desconhecidos ou restritos aos especialistas. Em nesta obra estamos diante de pacientes que, imersos num mundo de sonhos e deficiências cerebrais, preservam sua imaginação e constroem uma identidade moral própria. Aqui, relatos clínicos são… Continue lendo…

Livro “O mistério da consciência” – António Damásio

Como uma pessoa sabe que está sentindo dor? Que está apaixonada? Como sabe o que está fazendo e o que quer fazer? O que é a consciência, esse fenômeno que aciona o corpo, a emoção e a mente para assegurar não só a sobrevivência, mas todas as criações do homem? O que se dá em nosso organismo, e especialmente no cérebro, que…
O neurologista António Damásio, revela neste livro sua teoria revolucionária sobre o enigma da consciência – o maior desafio da filosofia e das ciências da vida. Continue lendo…